Biblioteca Pública Municipal
"Prof. Fausto Ribeiro de Barros"

Biblioteca Pública Municipal
" Prof. Jayme Monteiro"


quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Fotógrafo

A história se desenvolve ao longo de um único dia na vida de cinco personagens - Mara, Duarte, Lídia, Íris e o fotógrafo -, na Curitiba de 2002, às vésperas da eleição presidencial.

A narrativa principal acompanha o fotógrafo, sem nome do título. Ele se dispõe a seguir Íris, uma bela jovem, e fotografá-la em segredo pelas ruas. O homem misterioso que o contratou para o serviço paga 200 dólares por cada filme não revelado com fotos da moça. Embora o trabalho seja relativamente fácil e o dinheiro seja bom, o fotógrafo falha logo de cara – sentindo-se atraído pela jovem, ele vai ao seu apartamento e se apresenta a ela com uma desculpa qualquer, a fim de vê-la mais de perto e fotografá-la como um artista, não como um paparazzo.

Assim que termina a sessão de fotos, o fotógrafo corre para seu laboratório particular, ansioso para revelar o filme. A revelação é um processo delicado, que requer técnica – a imagem não se materializa de repente no papel, ela surge aos poucos, cercada de mistério e expectativa, pois nunca se sabe exatamente como ficará a foto.

Ao mesmo tempo, o fotógrafo vive uma crise conjugal, mas não sabe como dizer à esposa Lídia que seus dias juntos terminaram. Lídia também acha isso e, assim como o marido, não sabe como expressar o problema, e começa um caso com seu professor de mestrado, Duarte. Duarte é casado com Mara, que é analista de Íris. Em uma cena, Lídia e Íris se cruzam em um elevador.

"O fotógrafo" já está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal.

Abraço a todos, até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário