Biblioteca Pública Municipal
"Prof. Fausto Ribeiro de Barros"

Biblioteca Pública Municipal
" Prof. Jayme Monteiro"


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

4ª Semana do Bebê - Inauguração da nova Bebeteca

Há um ano Penápolis ganhou a primeira Bebeteca – espaço de leitura para crianças de zero a três anos de idade - localizada na Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros”, no centro da cidade. E nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação inaugurou sua segunda Bebeteca, que fica na Biblioteca Municipal “Prof. Jayme Monteiro”, na Vila Formosa. A mesma recebeu o nome de “Bebeteca Maria Cecília Souto Vidigal”, em homenagem à fundação de São Paulo, parceira da Prefeitura no projeto Primeiríssima Infância. 
A inauguração do espaço aconteceu no dia 20 de agosto, como parte da programação da 4ª Semana do Bebê (19 a 23 de agosto). Houve acolhimento das crianças do Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) e Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) do bairro Santa Terezinha.
A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Penápolis é a responsável pela implantação desse novo espaço para os bebês da comunidade. Na Bebeteca, é possível que todas as crianças da primeiríssima infância (de zero a três anos) desfrutem de um ambiente aconchegante e tenham os primeiros contatos com a leitura ainda antes da alfabetização.
De acordo com a bibliotecária Solange Chotolli, esse contato ainda na infância com o universo da leitura serve para que os bebês se familiarizem mais rápido.
“Quando bebê, o contato com a leitura é possível ouvindo as histórias. Dessa forma, quando a criança cresce um pouco e inicia a fase de alfabetização, seu interesse pelos livros certamente será grande”, analisou a bibliotecária Solange.

No link abaixo, veja o vídeo da bibliotecária Solange e do monitor educacional Rafael Freitas falando acerca da nova Bebeteca:

Semelhante à primeira Bebeteca de Penápolis, esta nova também possui um acervo específico para bebês de zero a três anos. Os livros são especializados em educação infantil e tratam sobre o universo dos pequeninos. São livros em materiais emborrachados, de tecido, livros-brinquedo e livros de banho.

O espaço é totalmente familiar à criança, com mesinhas e cadeirinhas coloridas, paredes e cortinas estampadas. Além de possuir uma decoração temática, há músicas infantis e relaxantes. Assim, o convívio entre bebê e pais na Bebeteca se torna mais fácil.
“A criança pode vir acompanhada pelos pais, outro parente ou até mesmo pela babá. Há espaço suficiente para a interação entre os pequenos e os livros”, comenta a bibliotecária.

Os pais interessados em levarem seus filhos podem se dirigir até a Biblioteca Prof. Jayme Monteiro. O endereço é avenida Ivanoé de Cunto, cruzamento com a rua Altino Vaz de Mello, na Vila Formosa (em frente à Praça Daniel Rodrigueiro).
O atendimento ocorre entre às 8h e 12h e 13h e 17h. A Bebeteca Maria Cecília Souto Vidigal conta com o trabalho de profissionais capacitados para fazer o acompanhamento das crianças.

Secom – PMP

Abaixo, o link do vídeo e fotos da inauguração da nova Bebeteca com contação de histórias do monitor educacional Rafael Freitas:























Como parte ainda dos eventos que marcaram a 4ª Semana do Bebê em Penápolis, a Biblioteca "Fausto Ribeiro" recebeu esta maravilhosa vitrine. A elaboração e montagem da vitrine foi realizada pela equipe da Biblioteca e contou com a habilidade e o capricho da Educadora Fernanda Pereira Campanholi da Oficina de Criação. Estendemos também nossos agradecimentos ao arte educador Marcos Filippim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário