Biblioteca Pública Municipal
"Prof. Fausto Ribeiro de Barros"

Biblioteca Pública Municipal
" Prof. Jayme Monteiro"


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Exposição “A Divina São Luiz do Paraitinga”

O SESI Birigui exibe a mostra A Divina São Luiz do Paraitinga, de Nana Vieira, de 24 a 30 de setembro na Biblioteca Municipal de Penápolis. A exposição, composta por 21 fotos coloridas, revela particularidades de uma das principais festas populares do interior do Estado, que atrai pessoas de toda a região durante seus dez dias de celebração.
Embora São Luiz do Paraitinga seja conhecida por suas marchinhas e pelo tradicional Carnaval realizado na cidade, a festa do Divino é uma das expressões mais simbólicas da cultura local. A comemoração reúne danças de roda e de fita, a congada e o moçambique – e é caracterizada pela grande variedade de sons, figurinos e comidas típicas. 
De acordo com a fotógrafa, a exposição tem como objetivo reforçar o valor e a importância das manifestações populares brasileiras. “É por essa raiz profunda, por essa crença tão genuína e antiga, que é preciso conhecer para preservar, dando continuidade a um ciclo que nunca cessa”, destaca Nana. 

Sobre a fotógrafa

A paulistana Nana Vieira fotografa profissionalmente há 11 anos, apresentando uma identidade visual multifacetada. Seus temas variam entre natureza, retratos e celebrações. Ela é autora do livro O Divino em festa – São Luiz do Paraitinga, lançado em dezembro de 2008, resultado de nove anos de trabalho, convivência com a comunidade e com o patrimônio cultural da cidade.
No Brasil, participou de exposições coletivas na Sala São Paulo, Galeria Imã e Galeria Spazio Surreale, além de mostras individuais na Biblioteca Mário de Andrade. Foi premiada na 8ª Bienal Internacional de Arte de Roma e na 7ª Bienal Internacional de Arte de Florença – na qual expôs quatro fotos publicadas em seu livro.

SERVIÇO

Exposição fotográfica A Divina São Luiz do Paraitinga
Local: Biblioteca Municipal de Penápolis “Prof. Fausto Ribeiro de Barros” 
Endereço: Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333, Centro
Datas e horários: de 24 a 30 de setembro – horário de funcionamento de segunda à sexta das 08h às 18h.
Informações: (18) 3652-5691
Entrada franca








Nenhum comentário:

Postar um comentário