Biblioteca Pública Municipal
"Prof. Fausto Ribeiro de Barros"

Biblioteca Pública Municipal
" Prof. Jayme Monteiro"


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

As Origens e evolução do Carnaval ao Longo dos Tempos:


 
O Carnaval é uma festa que tem origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.c. Através dessa festa os gregos realizavam os seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.


A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. 
A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava em alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma.

No período do Renascimento, as festas que aconteciam nos dias de carnaval incluiam os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos.

O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é em grande parte, produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleões, Toronto e Rio de Janeiro inspirariam-se no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário