Biblioteca Pública Municipal
"Prof. Fausto Ribeiro de Barros"

Biblioteca Pública Municipal
" Prof. Jayme Monteiro"


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Inglês com Beatles

No dia 17 de maio, a Biblioteca Municipal visitou o Projeto “Inglês com Beatles” realizado pela monitora educacional Danieli Elias Richart e pelo professor de artes José Maurício Soliani.
O projeto unirá as aulas de Inglês às de Música e tem por objetivo trabalhar a língua estrangeira de forma lúdica e expandir o universo cultural dos alunos.  

A abertura do Projeto aconteceu com uma grande festa dos anos 60, com direito à Abbey Road e tudo!


terça-feira, 24 de maio de 2011

Bolero de Ravel - Menalton Braff

No dia 29 de junho, às 20h, receberemos a visita do escritor Menalton Braff pelo Programa Viagem Literária, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Menalton vai nos contar sobre o processo de criação e produção de seu livro Bolero de Ravel.
Leia abaixo uma resenha do texto:

Bolero de Ravel – Menalton Braff

O livro de Menalton Braff tem uma narrativa surpreendente e por vezes complicada aos leitores desatentos.
Bolero de Ravel é uma história contada por Adriano, um homem de 35 anos que ainda vive e se comporta como adolescente, apresentando sinais de insanidade em suas interpretações da realidade e na relação de amor e ódio que mantém com a irmã Laura, advogada bem sucedida que ao seguir os passos do pai vê no irmão mais velho uma pessoa infeliz e inútil.
Adriano se vê sozinho após a morte dos pais em um acidente, o que o faz ficar trancado na escuridão da casa recém desabitada da família, misturando em sua mente o passado e o presente, invenção e realidade.
A mãe, protetora do filho frente à tirania do pai, apresentou-lhe o prazer da música, tocando ao piano e presenteando o filho com o disco Bolero de Maurice Ravel. Para Adriano a única coisa que o ligava à realidade era o Bolero, que muitas vezes acabava antes de seus pensamentos.
As mãos peludas do pai criaram a imagem de “aranhas” habilidosas em Adriano que, ao decidir abandonar os estudos, optou por ser ninguém perante o pai, que sempre viu o filho como invejoso frente às conquistas da irmã.
Após o choque da morte dos pais, Laura dispensa a empregada da casa e deixa o irmão sobrevivendo dos restos da geladeira e de alguns trocados que pegou da gaveta da mãe. Sem tempo disponível para dar atenção aos devaneios de Adriano, Laura decide vender a casa da família e encontra grande resistência por parte do irmão solitário.
Junto aos dramas familiares, Adriano narra sua primeira experiência sexual com Marcela; a distância que se fez entre ele e seu melhor amigo Durval, com quem passava horas caminhando e discutindo filosoficamente as coisas da vida, além da visão de um cão amarelo que brinca com as gotas do mar e da visita que fez à um velório de criança, acontecimentos que não se pode identificar como verdadeiros no mundo ou em sua mente.

Resenha de Rafael Freitas.

Todos estão convidados! Abraço, até mais.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Viagem Literária 2011

Penápolis foi contemplada novamente com o Programa Viagem Literária e o escritor que abre o projeto em nossa cidade é Menalton Braff, que vem até a Biblioteca no dia 29 de junho às 20h.
Quem quiser conhecê-lo melhor pode visitar o site http://www.menalton.com.br/


Vale a pena!
Abraço a todos, até mais!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Biblioteca como espaço de lazer

Ler, além de ser uma atividade que abre horizontes, é algo prazeroso e cheio de mistério e magia.
Quando você lê uma história constrói um mundo novo dentro de si mesmo. Socializando e recontando o que sentiu, dá vida nova a muitas pessoas.
A Biblioteca sempre está aberta para leitores que, além de cumprir seus deveres escolares, também querem viajar no universo sempre inédito das histórias.
Olhe aí quem se diverte lendo.
Abraço a todos e bom final de semana.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fim do mês do Índio

Devido à grande procura, prorrogamos a Exposição Memórias Ass(ass)inadas até a última sexta-feira, 06 de maio.
As visitas foram gratuitas e passaram por aqui cerca de 1700 pessoas, entre alunos, professores e interessados.
As peças da exposição são do acervo do Museu Histórico e a monitoria ficou por conta dos funcionários Gilson Moreno, Alessandra Nadai e Rafael Freitas.
Todos adoraram o vídeo e a história da Matinta Perera, que foi repetida inúmeras vezes aos ouvidos e olhos atentos de nossas crianças.
O ano que vem tem mais!
Grande abraço a todos.