Biblioteca Pública Municipal
"Prof. Fausto Ribeiro de Barros"

Biblioteca Pública Municipal
" Prof. Jayme Monteiro"


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dicas do Leitor


A Dica do Leitor dessa semana fica por conta de:



Vanessa Zordan
Professora





Editora :  Rocco


Você gostou de lê-lo?

“Clarice na cabeceira” é um livro de contos organizado por Teresa Montero. Como o nome sugere, fala da querida e inimitável escritora Clarice Lispector. De cara já achei bárbaro o nome, não só por sugerir cabeceira (cama), ou seja, algo a se ter sempre à mão, ali por perto, como por trazer somente o primeiro nome da escritora. Essa ideia de proximidade com o ser lido e admirado me é muito atraente, pois realmente nossos escritores preferidos acabam se tornando nossos amigos íntimos. Para mim, Clarice Lispector é a Clarice, e ponto.


O que a obra tem de interessante?


Só de ser um livro de contos dela (escritora ucraniana que chegou ao Brasil com dois meses de idade, cresceu em Maceió, passou a juventude e formou-se em Direito no Rio de Janeiro, trabalhou como jornalista e teve uma brilhante carreira literária, sendo uma de suas obras mais famosas, só para ambientar quem não conhece muito, o livro “A hora da estrela”), já valeria a leitura. Mas as surpresas não pararam por aí. A organizadora Teresa teve o cuidado de reunir grandes nomes da literatura, música e televisão (da última, as que ainda possuem um pouco de crédito) que são fãs de Clarice, e indicam o seu conto preferido através de uma apresentação. Assim, podemos nos deliciar com os depoimentos de Adriana Falcão, Adriana Lisboa, Afonso Romano de Sant’Anna, Artur Xexéu, Benjamin Moser, Beth Goulart, Carla Camurati, Carlos Mendes de Sousa, Claire Willians, Cora Rónai, Fernanda Takai, Fernanda Torres, José Castello, Letícia Spiller, Luís Fernando Veríssimo, Luiz Fernando Carvalho, Lya Luft, Malu Mader, Maria Bethânia, Marina Colasanti, Mônica Waldvogel e Rubem Fonseca, e em seguida conhecer os contos na íntegra. 


Por que você recomenda lê-lo?

 Alguns desses depoimentos são verdadeiras preciosidades, e conhecer o conto motivador dos sentimentos e lembranças dessas pessoas acaba sendo uma leitura extremamente divertida, emocionante e agradável. Livro para se revisitar e se ter na cabeceira mesmo!
Espero que tenham gostado, adorei dividir uma das minhas paixões com vocês nessa página, e agradeço ao pessoal da Biblioteca Municipal pelo convite! E só para encerrar e incentivar ainda mais a leitura dos contos da Clarice, encerro com um trecho do depoimento da escritora Adriana Falcão: “Gosto quando Clarice chega assim e me dá uma rasteira.”
Beijos a todos!



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dicas de Leitura



Nossas dicas de leitura são selecionadas com muito carinho, visando aproximar o livro do leitor e para tanto a cada dia pesquisamos em nosso acervo os títulos mais recentes, mais lidos, bem como os dos autores mais consagrados.

A indicação de hoje :

Título – É rindo que se aprende : uma entrevista a Gilberto Dimenstein
Autor – Marcelo Tas

“Aprender, para mim, é diversão; é descoberta dos outros, do mundo, de mim mesmo.”
M. Tas

Durante a conversa que serviu de base para este livro, Marcelo foi montando o quebra-cabeça de sua história para revelar como o prazer de aprender orientou sua vida e quais foram os personagens que o influenciaram nesse aprendizado. Assim, entre tantas experiências e atividades diferentes que viveu, o foco é mostrar como Marcelo Tas está na vanguarda de um campo novo :  a mistura da comunicação com a educação.

O livro vai agradar a quem gosta de experiências ligadas à comunicação. Mas também àqueles que se interessam por usar a comunicação para educar. E vai agradar especialmente a quem gosta de ouvir histórias sobre o encanto de aprender.
Este livro é, em síntese, uma aula de como se ensina e se aprende rindo.


O autor doou seus direitos sobre esta obra para a ONG Casa do Zezinho.

LITERATURA INFANTIL

 Autor – Ana Maria Machado
Título – Alguns medos e seus segredos.

Todo mundo tem seu medo,         
Cada um tem seu segredo.
Quem parece sempre forte,            
No fundo é meio sem sorte:
Tem que agüentar sozinho,
Sem ajuda, sem carinho.








Três histórias de Ana Maria Machado contam várias formas de enfrentar os medos e as inseguranças. Se possível, com ajuda e com carinho. 




terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dicas do Leitor


Mais um espaço de indicação de leitura, que conta com a colaboração de nossos leitores.  Os interessados em colaborar, podem  entrar em contato pelo e-mail: bibliopen@gmail.com ou no telefone 3652-5691

Nossa primeira indicação de leitura foi feita por:

JULIANA VIEIRA COSTA
Advogada e Escritora.



Título : O senhor dos anéis : a sociedade do anel

Autor : J. R. R. Tolkien

Editora:  Martins Fontes


Você gostou de lê-lo?

Estou adorando lê-lo, é o primeiro volume de uma  trilogia que já foi lançada em três filmes.

O que a obra tem de interessante?

O que acho mais interessante, além da própria história em si, é a riqueza descritiva da obra. Todos aqueles efeitos especiais dos filmes encontram-se minuciosamente descritos no livro e o leitor se sente transportado para dentro da Terra-Média. 

Por que você recomenda lê-lo?

Recomendo para quem gosta de mitologia, aventura e fantasia, ao longo da história enquanto acompanhamos a saga do hobbit Frodo (possuidor do Anel) e seus amigos para fugir da fúria de Sauron, Senhor das Trevas, que busca reaver o Anel que o mesmo construiu anos antes, deparamo-nos, além das paisagens mirabolantes, com figuras fantásticas muito bem criadas pela imaginação genial do escritor, somando-se situações hilárias e também extremamente tensas. É um livro que não dá vontade de largar mais até chegar ao final.





segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Minicursos do AcessaSP

Dando continuidade às dicas dos Minicursos do Acessa SP, temos para hoje o seguinte:

Segurança Pessoal


Horta
Prevenir é melhor que remediar. 
Todo mundo conhece esse ditado mas pouca gente o coloca em prática. O mais comum é corresponder a um outro ditado que diz: "Depois da casa arrombada é que se coloca a tranca". 
Saiba, em 4 lições, como mudar esse modo de agir.


Técnicas de textura em parede

textura

Fazer texturas virou mania, pois é muito fácil, rápido e barato. São várias técnicas de texturas de parede para você aprender e aplicar na sua casa, com uso de material fácil de encontrar. Confira os detalhes e dicas para você aprender tudo!


Para fazer os minicursos é só acessar o site : 
http://minicursos.acessasp.sp.gov.br/

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Olá Pessoal!


Temos uma novidade para vocês.  Estamos disponibilizando no  Infocentro da Biblioteca Municipal de Penápolis minicursos on line  para a população através do Acessa São Paulo.
São 20 cursos disponíveis e com atestado de participação.
Os minicursos são gratuitos e divididos entre três e cinco aulas. Cada aula não leva mais que 15 minutos. confira alguns deles:

Como preparar um currículo
Dengue
O primeiro passo para arrumar um emprego é ter um currículo bem elaborado. Este minicurso oferece todas as dicas de como ele deve ser, alem de oferecer orientações sobre a distribuição do currículo. Traz tambem orientações sobre Dinâmica de Grupo e Entrevistas.


As doenças do sexo: DSTs e Aids
Dengue
Ao contrário do que muita gente pensa, as doenças transmitidas por meio das relações sexuais podem ter graves conseqüências. Informe-se sobre o assunto e viva melhor.


Controle suas finanças pessoais
financas
Conquistar um patrimônio e alcançar a estabilidade financeira são sonhos que muitas vezes parecem fora do alcance de muitos. Mas com disciplina, determinação e organização é possível ir mais longe do que se imagina. Conheça uma série de dicas dadas por especialistas em Finanças, que o ajudarão a chegar lá.


PARA FAZER OS MINICURSOS BASTA ACESSAR O SITE:
http://minicursos.acessasp.sp.gov.br

**Os cursos podem ser acessados no seu computador, ou na Biblioteca Municipal.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mais um ano que se inicia e com ele devemos sempre manter acesa a chama do conhecimento.
E assim a partir de hoje vamos oferecer várias opções de leitura.
E a dica de hoje: Um livro sobre o Sertão. Galiléia, romance de Ronaldo Correia de Brito, é um ensaio ficcional sobre essa região que se instalou com tons míticos em nosso imaginário. Nele, o autor usa como pretexto a viagem de três homens (Adonias, Ismael e Davi) ao Sertão dos Inhamuns, no Ceará, para desconstruir essa imagem de um lugar isolado do mundo, preso a um tempo onde os homens adquiriam a aparência rústica da luta pela sobrevivência diária, sob a sombra da vocação para a tragédia.