Biblioteca Pública Municipal
"Prof. Fausto Ribeiro de Barros"

Biblioteca Pública Municipal
" Prof. Jayme Monteiro"


segunda-feira, 28 de julho de 2014

PROGRAMA VIAGEM LITERÁRIA - MÓDULO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS



Com Lídia Engelberg

Dia 27 de Agosto de 2014

Parceria - Secretaria de Estado da Cultura e Bibliotecas Públicas Municipalis de Penápolis


Horários :



09h
- Biblioteca Municipal " Prof. Fausto Ribeiro de 
Barros" - Penápolis

14h
Biblioteca "Prof. Jayme Monteiro" -  Penápolis

Em “Causos e Historietas” -  São histórias retiradas da malícia e da mansa sabedoria do caipira, carregadas de sotaque, que tem cheiro de terra batida, e de feijão ficando pronto no fogo. Acompanha também uma deliciosa dose de assombração. As histórias: Gretel, A esperta, A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel, A casa da onça e do bode, Matinta Pereira e Lobisomem.


Lídia Engelberg é atriz e contadora de histórias. É mestre em Educação, Arte e História da Cultura. Desenvolve trabalho de pesquisas com histórias na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Conta histórias em livrarias, escolas, bibliotecas, teatros e unidades do Sesc. Participa de programas e projetos da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo e realiza oficinas sobre a arte de contar histórias para educadores, profissionais de bibliotecas e interessados em geral.



Exposição "Peru muito além de Machu Pichu"

SESI BIRIGUI APRESENTA A EXPOSIÇÃO PERU: MUITO ALÉM DE MACHU PICCHU EM PENÁPOLIS
Mostra fotográfica revela paisagens ainda pouco exploradas do país. Visitação gratuita será realizada até 04 de agosto.

A partir do dia 23 de julho, o Sesi Birigui inicia a exposição Peru: muito além de Machu Picchu, de Cibele Fabichak em Penápolis. A mostra explora aspectos pouco conhecidos da cultura e do território peruano. As fotografias ficarão expostas para visitação gratuita até o dia 04 de agosto.
As fotos apresentam um país de paisagens desérticas, com ruínas das civilizações pré-hispânicas e reservas nacionais. Após percorrer de trem o trajeto de Lima, capital do país, até a importante cidade comercial e agrícola de Huancayo, Fabichak parte para uma aventura de ônibus pela região.
Durante sua expedição são revelados elementos desconhecidos como igrejas coloniais, cerâmicas artesanais que adornam telhados em Quinua e um oásis encravado entre altas dunas, em Huacachina. Outra curiosidade são as ruínas de uma cidade da cultura Wari (600 a 1.100 anos d.C.).
O destaque da mostra fica por conta da visão aérea das linhas e figuras intrigantes do deserto de Nazca, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Sobre a fotógrafa

Cibele Fabichak é médica, professora e, em suas horas vagas, fotógrafa. Mestre em fisiologia do estresse e especialista em medicina do esporte, publicou, em 2010, o livro Sexo, amor, endorfinas e bobagens. Uma de suas grandes paixões é viajar para lugares exóticos e registrar cada flagrante descoberto.

SERVIÇO

Exposição Fotográfica Peru: muito além de Machu Picchu

Local: Biblioteca Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros – Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 Centro – Penápolis
Datas e horários: de 22 de julho a 04 de agosto – de segunda a sexta das 8h às 17h
Informações: (18) 3652-5691
Parceria - Sesi, Secretaria Municipal de Cultura de Penápolis e Biblioteca Pública Municipal "Prof. Fausto Ribeiro de Barros"
Entrada franca


Férias na Biblioteca


Férias na Biblioteca Pública Municipal Prof. Jayme Monteiro

A Biblioteca Prof. Jayme Monteiro esteve bastante animada nos dias 15, 16,17 e 18 de julho.
Muitas crianças se encontraram na Biblioteca para curtir a programação que foi recheada de histórias, danças de roda, vídeos, músicas e artesanato.
dia 15/07 (3ª feira) – as crianças conheceram o livro “Coragem coruja” dos autores penapolenses Sami e Bill e gostaram tanto da obra que resolveram enviar cartinhas para os mesmos. Também confeccionaram corujas reaproveitando rolos de papel higiênico e folhas de revistas velhas.

Dia 16/07(4ª feira) -O livro “Até as princesas soltam pum!” do autor Ilan Brenman fez a alegria da garotada, e após a leitura do texto lido, as crianças desenharam os melhores momentos da história. 
O autor Ilan Brenman visitará a Biblioteca Jayme Monteiro no dia 23 de setembro (3ª feira) às 14hs, através do Programa Viagem Literária, as crianças gostaram bastante da obra e fizeram uma releitura utilizando o desenho.

Dia 17/07(5ªfeira) – Tivemos uma tarde de mistério com o vídeo Matinta Perera e depois fizemos uma aranha saltadora reaproveitando garrafas pet. Nesta tarde contamos com a colaboração da educadora da Oficina de Criação Fernanda Campanholii que orientou as crianças passo a passo para a confecção da dona aranha.
Nesse dia já orientamos as crianças para o 1º Módulo do Programa Viagem Literária que acontecerá dia 27 de agosto (quarta-feira) às 09h (Biblioteca Fausto Ribeiro de Barros) e às 14h (Biblioteca Jayme Monteiro)quando receberemos a atriz e contadora de histórias Lídia Engelberg.

Dia 18/07(6ªfeira) – No último dia tivemos a colaboração do jovem Rhuan Rodrigues Hilário que passou algumas noções da arte milenar da dobradura, ensinando as crianças e os demais participantes a fazerem o sapo, o morcego e o tsuru.
Confiram alguns momentos da Semana de Férias em nossa Biblioteca.
Agradecemos nossos colaboradores: Dona Elza, Maria. Carol, Fernanda e Rhuan.













Biblioteca e seus leitores

Olá pessoal !

Nos meses de maio e junho, recebemos leitores de todas a idades. desde bebês a melhor idade.

Foram momentos em que compartilhamos muitas histórias.

Acreditando que ler é bom para todos, mas é ainda mais importante no aprendizado durante a infância e adolescência, a biblioteca está desenvolvendo diariamente atividades voltadas para atrair esse público e atendê-los com qualidade.

Nenhum obstáculo deve existir entre os livros e o público em uma biblioteca.




 

 


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Visita da EMEI "Orentino Martins"

No dia 03 de julho recebemos os alunos da Emei "Orentino Martins", no período da manhã visitaram a Biblioteca “Prof. Fausto Ribeiro de Barros" acompanhados pelas professoras Zaine e Dora e Helena e no período da tarde visitaram a Biblioteca"Prof. Jayme Monteiro", acompanhados pelas professoras Jaqueline e Araci.













Biblioteca recebe alunos da EMEI Integral Francisco Conte

O fascínio de uma criança pelo mundo dos livros pode ser estimulado de inúmeras maneiras - desde a primeira ida à biblioteca ao lado dos pais, por exemplo.
Essas visitas  podem transmitir para as crianças a ideia de ser a Biblioteca um ambiente vinculado ao prazer - e não apenas ao estudo.
Diariamente recebemos em nossas Bibliotecas muitas crianças acompanhadas por seus pais, avós ou babás e durante essas visitas vemos a felicidade estampada em seus rostinhos.
Neste finalzinho de junho recebemos a visita das crianças da EMEI Integral “Francisco Conte”, acompanhadas por suas professoras e educadoras  foi uma manhã muito prazerosa.

Confiram!!






Marcadores de páginas

O marcador de livro é um acessório simples, mas que faz toda a diferença para quem está lendo, já que permite marcar uma página e oferece facilidade para retomar a história a qualquer hora.
Embora seja um item barato e prático, o marcador de livro pode ser criado em casa a partir de técnicas de artesanato, de forma personalizada.
Aqui na "Biblioteca Fausto Ribeiro de Barros" de vez em quando criamos alguns personalizados,mas também oferecemos aos leitores aqueles que as editoras e livrarias nos concedem gratuitamente.
E viva a Leitura!!!

terça-feira, 1 de julho de 2014

A menina que não sabia ler

Uma leitura intrigante!!!


A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding



1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?


Esse é um livro que divide a opinião dos leitores, uns amam de paixão, outros detestam.
Tente lê-lo amando, odiando ou até temendo Florence!!
Disponível em nossa Biblioteca.