Biblioteca Pública Municipal
"Prof. Fausto Ribeiro de Barros"

Biblioteca Pública Municipal
" Prof. Jayme Monteiro"


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

José Mauro de Vasconcelos

Hoje 26 de fevereiro é a data natalícia do escritor José Mauro de Vasconcelos, que veio a mundo em Bangu, Rio de Janeiro, no ano de 1920. Cresceu em Natal, sendo criado por seus tios. Aqui, na capital potiguar chegou a cursar dois anos da faculdade de medicina, mas não concluiu o curso. Voltou para o Rio de Janeiro onde trabalhou em várias  funções, antes de se tornar escritor.  Viveu apenas 64 anos, falecendo em 24 de junho de 1984. Deixou sua imortalidade registrada em mais de 13 livros. O mais famoso deles é "O meu pé de laranja lima" (1968). Um sucesso de literatura com edições em vários países.  Embora já passados 30 anos da sua morte, ele ainda continua cativando leitores de diversas faixas etárias. É grande seu fã clube.  Seu nome foi colocados em bibliotecas, rua, grêmio literário, escolas e institutos, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Natal, por iniciativa do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, o seu nome designa uma rua no bairro de Capim Macio.


José Mauro de Vasconcelos, famoso escritor brasileiro, foi homenageado em seu 95° aniversário no Doodle do Google desta quinta-feira (26). O desenho que substitui o nome do buscador lembra sua principal obra, o livro "Meu Pé de Laranja Lima", de 1968. Outros sucessos do autor são "Banana Brava", que contava a história de homens do garimpo, e "Rosinha, Minha Canoa", o primeiro título de sucesso de José Mauro



Confira algumas obras deste excelente escritor:










.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Bibliotecas exóticas espalhadas pelo mundo

Há pelo mundo prédios bem exóticos abrigando Bibliotecas, com estilos arquitetônicos bem diferentes.

Vamos fazer um passeio e dar  uma espiada em algumas bibliotecas bem bacanas e inusitadas que existem por aí!


Essa é a Biblioteca Pública de Kansas City, USA

“As lombadas dos livros que decoram a fachada do parque de estacionamento medem aproximadamente 7,5m de altura por 2, 70 de largura e formam uma estante de livros, deveras original. A estante gigante mostra 22 títulos de livros das mais variadas áreas e que refletem os interesses de leitura dos habitantes da cidade. 
Esta biblioteca foi fundada em 1873, possui uma vasta coleção de livros da história, incluindo materiais originais, postais, fotografias e mapas.”


E essa é a Biblioteca Nacional – Minsk - passou por reformas em 2006.


E na Austrália, uma Biblioteca na praia, para relaxar e ler. 


 Bibliothèque Louis Nucéra

Biblioteca em Nice – França. Muito diferente das fachadas tradicionais.



Pequena biblioteca em Somerset, sul da Inglaterra  que serve para troca de livros entre as pessoas.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Minutos de Sabedoria



-->
"O amor pela leitura é algo que se aprende mas não se ensina. Da mesma forma que ninguém nos pode obrigar a enamorar-nos, ninguém nos pode obrigar a amar um livro.
São coisas que ocorrem por razões misteriosas, mas estou convencido que há um livro que espera por cada um de nós.
Em algum lugar da biblioteca há uma página que foi escrita somente para nós"    
(Alberto Manguel)
 



--> "Um livro aberto, é um cérebro que fala;
Fechado, um amigo que espera;
Esquecido, uma alma que perdoa;
Destruido, um coração que chora."
(Camilo Castelo Branco)



 

 
-->
--> "Por isso é tão importante deixar certas coisas irem embora.
Soltar. Desprender-se.
As pessoas precisam entender que ninguém está jogando com cartas marcadas, às vezes ganhamos e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é."
(O Zahir - Paulo Coelho)




Literatura, Artes plásticas e Música

Boa Tarde Leitores!
Olha o que acontece quando juntamos,Literatura, Artes plásticas e Música.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Bancos em Formato de Livros

Bom Dia Leitores!



Vejam que ideia interessante.
PARA LER, SENTAR-SE, APRENDER, ADMIRAR
É um livro? É um banco de praça? É uma obra de arte?
Sim, sim e sim!
E é também muito mais do que isso: é uma ideia genial!
Bancos em formato de livros enfeitam a cidade de Istambul, na Turquia. São 18 tipos de bancos que representam 18 escritores turcos.

13 DE FEVEREIRO: DIA MUNDIAL DO RÁDIO

Dia Mundial do Rádio. A data foi estabelecida pela UNESCO desde 2012.
O veículo de comunicação fora viabilizado como conhecemos em 1916, ocasião em que foi feita a primeira transmissão comercial via rádio. Mas ainda em 1893, o padre gaúcho Roberto Landell de Moura já apresentava publicamente equipamentos que possibilitara a transmissão por ondas. A invenção do rádio mudaria o mundo e o Brasil, dada a possibilidade da conexão por meio de um veículo que estabeleceria uma rede de alcance local regional, nacional e mundial.

O veículo de comunicação fora viabilizado como conhecemos em 1916, ocasião em que foi feita a primeira transmissão comercial via rádio. Mas ainda em 1893, o padre gaúcho Roberto Landell de Moura já apresentava publicamente equipamentos que possibilitara a transmissão por ondas. A invenção do rádio mudaria o mundo e o Brasil, dada a possibilidade da conexão por meio de um veículo que estabeleceria uma rede de alcance local regional, nacional e mundial.
Parabéns a todos os profissionais desse importantíssimo veículo de comunicação de massa.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

As Origens e evolução do Carnaval ao Longo dos Tempos:


 
O Carnaval é uma festa que tem origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.c. Através dessa festa os gregos realizavam os seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.


A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. 
A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava em alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma.

No período do Renascimento, as festas que aconteciam nos dias de carnaval incluiam os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos.

O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é em grande parte, produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleões, Toronto e Rio de Janeiro inspirariam-se no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.