Biblioteca Pública Municipal
"Prof. Fausto Ribeiro de Barros"

Biblioteca Pública Municipal
" Prof. Jayme Monteiro"


terça-feira, 15 de outubro de 2013

DISTÚRBIOS INSPIRADOS NA LITERATURA

Aqui está uma breve lista de distúrbios fascinantes (e horríveis) nomeados a partir de alguns dos mais interessantes personagens da literatura:
1 – Síndrome de Dorian Gray
Nomeada a partir do protagonista do romance de Oscar Wilde, O retrato de Dorian Gray, que vende sua alma para que seu retrato envelheça no lugar de seu corpo. Ainda não é exatamente uma condição médica aceita, mas esta síndrome consiste em uma preocupação excessiva com os defeitos do próprio corpo e com o envelhecimento.

2 – Síndrome de Rapunzel
Também chamada de tricofagia, é uma doença compulsiva em que a pessoa come o próprio cabelo. Esta síndrome foi assim nomeada a partir da história de Rapunzel, personagem dos contos de fadas dos Irmãos Grimm, que joga suas tranças do alto de uma torre para que o príncipe pudesse subir. A tricofagia consiste na formação de uma bola de cabelo dentro do estômago, até que se forme uma espécie de corda, semelhante às tranças de Rapunzel.
3 -  Síndrome de Alice no País das Maravilhas
Nomeada a partir do livro de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, no qual a personagem Alice bebia a poção “Beba-me” e comia o bolo “Coma-me” para crescer e diminuir, facilitando sua passagem por alguns lugares do País das Maravilhas. Uma pessoa com esta síndrome vê partes de seu corpo ou objetos ao seu redor maiores ou menores do que eles realmente são. Esta percepção distorcida pode envolver outros sentidos, como audição e até a noção da passagem do tempo.
4 – Síndrome de Otelo
Nomeada a partir da obra Otelo, de Shakespeare, que matou sua mulher, Desdemona, por achar, erroneamente, que ela estava sendo infiel. Também chamada de ciúme mórbido ou ciúme ilusório, a síndrome de Otelo faz com que a pessoa acredite cegamente que seu parceiro a esteja traindo, mesmo sem nenhuma evidência de que isso seja verdade.
5 – Síndrome de Pickwick
Nomeada a partir de Joe Pickwick, garoto gordo e narcoléptico, personagem do primeiro romance de Charles Dickens, As aventuras do Sr. Pickwick. Acomete pessoas extremamente obesas, durante o sono. O indivíduo não recebe oxigênio suficiente e acaba com o sangue cheio de dióxido de carbono, causando sonolência diurna, letargia, dores de cabeça, respiração encurtada e depressão.
6 – Síndrome de Rip Van Winkle
Nomeada a partir do protagonista do conto de Washington Irving, de título homônimo, que dormiu por 20 anos após ingerir uma bebida alcoólica dada por um velho que conheceu na floresta. Também chamada de Síndrome de Kleine-Levin, quem sofre desta condição cai num sono que pode durar dias, semanas e até meses. Alguns cientistas acreditam que o problema pode estar no hipotálamo ou que possa ser uma condição relacionada à genética.
7 – Síndrome de Münchausen
Nomeada a partir de Carl Friedrich von Münchhausen, um oficial da cavalaria alemã, cujas aventuras foram transcritas em 1785, por Rudolf Erich Raspe, para o livro As surpreendentes aventuras do Barão Münchausen. O verdadeiro Münchhausen não gostou muito do livro, que o fez ficar com fama de “Barão das Mentiras”. Seu desgosto foi tanto, aliás, que tentou processar o autor, mas perdeu a causa porque o nome do personagem no livro continha apenas um “h”, diferente do seu. Pessoas com síndrome de Münchausen tentam convencer as pessoas ao redor que estão doentes ou incapacitadas, com a intenção de receberem atenção. Para dar credibilidade, elas chegam a se cortar, queimar, injetar substâncias nocivas e forjar exames médicos. Ao contrário dos hipocondríacos, que realmente acreditam que estão doentes, pessoas com esta síndrome sabem que estão perfeitamente saudáveis, mas simplesmente não conseguem controlar seu comportamento compulsivo.
8 – Síndrome de Peter Pan
Em 1911, J.M. Barrie trouxe a Terra do Nunca, lar encantado de Capitão Gancho, de Sininho, dos Garotos Perdidos e, claro, de Peter Pan, o menino que não queria crescer. A síndrome de Peter Pan descreve adultos que nunca conseguiram dar adeus à infância. Considerada uma psicopatologia, a condição ainda não foi incluída na lista de distúrbios da Organização Mundial da Saúde.
9 – Síndrome de Huckleberry Finn
Huck não teve uma infância feliz. O garoto, personagem de As aventuras de Huckleberry Finn, livro escrito por Mark Twain em 1884, nunca conheceu sua mãe e era constantemente abandonado por seu pai. Em vez de ir à escola, Huck cabulava aula e fugia de qualquer obrigação. E, segundo estudos, este tipo de comportamento na infância pode ter impactos ao longo da vida. Vem daí o nome da Síndrome de Huckleberry Finn, que faz uma ligação entre a infância problemática e atitudes erráticas na vida adulta – como a instabilidade profissional, por exemplo.
Fonte: Literatortura

Nenhum comentário:

Postar um comentário