Biblioteca Pública Municipal
"Prof. Fausto Ribeiro de Barros"

Biblioteca Pública Municipal
" Prof. Jayme Monteiro"


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Festival da Mantiqueira

Olá pessoal!!
Estivemos ausentes mas presentes em pensamento.

Aconteceu no bucólico distrito de São Francisco Xavier, no meio da Serra da Mantiqueira, o III Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura, nos dias 28, 29 e 30 de maio.
A Biblioteca Municipal de Penápolis esteve por lá na Oficina  de "Dinamização do Espaço Físico e Virtual da Biblioteca", ministrada pela professora e bibliotecária da USP, Márcia de Grandi.

Durante essa semana postaremos mais detalhes do evento e fotos desse pequeno pedaço de paraíso chamado São Francisco Xavier.

Abraço a todos, até mais.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Guerra dentro da gente

"Nesta vida, pode-se aprender três coisas com uma criança: estar sempre alegre, nunca ficar inativo e chorar com força por tudo que se quer."
                                                       Paulo Leminski
O livro "Guerra dentro da gente" de Paulo Leminski é um dos mais novos integrantes do acervo da Biblioteca Municipal.

Abraço a todos, até mais.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Fotógrafo

A história se desenvolve ao longo de um único dia na vida de cinco personagens - Mara, Duarte, Lídia, Íris e o fotógrafo -, na Curitiba de 2002, às vésperas da eleição presidencial.

A narrativa principal acompanha o fotógrafo, sem nome do título. Ele se dispõe a seguir Íris, uma bela jovem, e fotografá-la em segredo pelas ruas. O homem misterioso que o contratou para o serviço paga 200 dólares por cada filme não revelado com fotos da moça. Embora o trabalho seja relativamente fácil e o dinheiro seja bom, o fotógrafo falha logo de cara – sentindo-se atraído pela jovem, ele vai ao seu apartamento e se apresenta a ela com uma desculpa qualquer, a fim de vê-la mais de perto e fotografá-la como um artista, não como um paparazzo.

Assim que termina a sessão de fotos, o fotógrafo corre para seu laboratório particular, ansioso para revelar o filme. A revelação é um processo delicado, que requer técnica – a imagem não se materializa de repente no papel, ela surge aos poucos, cercada de mistério e expectativa, pois nunca se sabe exatamente como ficará a foto.

Ao mesmo tempo, o fotógrafo vive uma crise conjugal, mas não sabe como dizer à esposa Lídia que seus dias juntos terminaram. Lídia também acha isso e, assim como o marido, não sabe como expressar o problema, e começa um caso com seu professor de mestrado, Duarte. Duarte é casado com Mara, que é analista de Íris. Em uma cena, Lídia e Íris se cruzam em um elevador.

"O fotógrafo" já está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal.

Abraço a todos, até mais.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Oficinas de Produção Literária

Com a ideia de espalhar o prazer pela leitura e pela produção de textos entre crianças e adolescentes de Penápolis, a Biblioteca Municipal "Prof. Fausto Ribeiro de Barros" promove desde 2009 Oficinas de Produção Literária.
Entre os estilos abordados pelas oficinas estão o Haicai e a Literatura de Cordel.
As primeiras oficinas foram abertas a todos da comunidade e agora estão sendo oferecidas como complemento curricular nas escolas de Ensino Fundamental do município.
Os alunos aprendem a história do Haicai e do Cordel, fazem rodas de leitura e produzem seus próprios livretos e xilogravuras.

O resultado é surpreendente e pode ser visto nas imagens.



Abraço a todos e até mais.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Filho Eterno*

No dia 09 de junho, às 19h, o autor Cristovão Tezza estará na Biblioteca Municipal de Penápolis pelo Programa Viagem Literária.
O texto a seguir fala um pouco de seu livro "O filho eterno".

“O filho eterno”, de Cristovão Tezza, é um daqueles raros livros que podemos chamar de fundamentais. No sentido mais preciso do termo: é uma obra que desvenda os fundamentos, os alicerces de uma vida. De duas vidas, no caso: o pai e o filho. Duas vidas imersas no tempo, e com visões descontínuas do passado, presente e futuro.

O elemento autobiográfico está presente, de uma forma ou outra, na vida de todo escritor. Em “O filho eterno”, o caráter confessional é absoluto. Tezza fala sobre o filho Felipe, nascido há 26 anos, portador da síndrome de Down.

Catarinense radicado em Curitiba, Cristovão Tezza já havia revelado a segurança e a técnica de um bom contador de histórias em livros como “Trapo”, “Aventuras provisórias”, “O fotógrafo” e “Breve espaço entre cor e sombra”. No novo livro, ele usa toda experiência de ficcionista para retratar uma situação real, sem qualquer vestígio de idealismo.

Tezza consegue contar uma história de amor sem necessidade de pronunciar a palavra. Um autor menos hábil, diante do mesmo tema, descambaria para o sentimentalismo ou o proselitismo politicamente correto. Para felicidade dos leitores, “O filho eterno” jamais se permite ser piegas ou retórico. O que torna a emoção provocada pela história ainda mais profunda e – insisto na palavra – fundamental.

O pai de Felipe é um anti-herói que descobre a si mesmo na tentativa de responder aos enigmas do destino. “Parece que o pai havia entrado em um outro limbo do tempo, em que o tempo, passando, está sempre no mesmo lugar”, diz o narrador, pouco antes de observar que o filho vive todas as manhãs o sonho do eterno retorno.

Ao seguir o conselho do oráculo de Delfos – “Conhece-te a ti mesmo” – o pai de Felipe encontra o que há de mais eterno: o amor.

* extraído do site www.cristovaotezza.com.br

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Livrônibus

Olá pessoal!
Pra quem ainda não conhece o Projeto LIVRÔNIBUS, aí vai uma reportagem feita pelo canal 23 aqui de Penápolis.

Abraço a todos, até mais.

Viagem Literária 2010

Olá pessoal, tudo bem?!

Como já foi dito, em 2010 tem Viagem Literária em Penápolis, com o escritor curitibano Cristovão Tezza.
O encontro acontecerá no dia 09 de junho, às 19h na Biblioteca Pública Municipal de Penápolis.

O Programa Viagem Literária é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Penápolis e a Secretaria do Estado de Cultura, com a coprodução da POIESIS - Organização Social de Cultura.

O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.

Para que todos fiquem por dentro postarei alguns dados sobre o autor e sobre o projeto, bem como sinopses de seus livros.
Nos links do nosso blog tem o site oficial de Tezza.

Abraço a todos e até mais.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

E como é que eu levo os livros pra casa???

Para poder levar os livros pra casa é necessário que o leitor tenha uma carteirinha.

Mas como é que eu faço a carteirinha?

É simples: basta levar até a biblioteca uma foto 3X4, um comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone) e um documento de identificação (RG, certidão de nascimento ou CPF). Não precisa ser xerox.
Obs: Os leitores menores de 16 anos deverão vir acompanhados de um responsável na hora de fazer a carteirinha...depois disso já pode vir sozinho e escolher o livro que quiser!

Viagem Literária 2010

E aí pessoal, tudo bem?!
Assim como nos anos de 2008 e 2009, em 2010 a cidade de Penápolis participará do Programa Viagem Literária.
Nos anos anteriores contamos com grandes nomes da literatura como Mário Prata, Marçal Aquino, Tatiana Salém Levy, Flávio Carneiro entre outros. Foi um grande sucesso de público e a aprovação foi geral.

Para a abertura do Programa este ano contaremos com a presença do escritor curitibano multi premiado Cristovão Tezza, que falará um pouco sobre sua obra e suas influências.
Seus livros "O Filho Eterno", "O fotógrafo" e "Trapo" já estão disponíveis na Biblioteca Municipal, quem quiser ficar por dentro é só realizar o empréstimo.

O evento, que acontecerá em junho, é aberto a todos os interessados e é gratuito.
Qualquer dúvida entrem em contato.

Abraço a todos.
Até mais.

Início das atividades de nosso Blog


Olá pessoal!
Hoje começaremos a atividade em nosso novo blog.
Esperamos que nos sigam e fiquem atentos à nossas programações.
Abraço a todos.
Até mais.